Esta obra tem o objetivo de compartilhar pesquisas focadas na perspectiva de uma velhice ativa e com qualidade de vida. Os capítulos abordam temas diversos, como educação, envelhecimento ativo, promoção da saúde, atividade física, sexualidade, lazer e turismo, políticas públicas e representações de longa permanência.
Por meio de estudos e experiências, os autores reunidos nesta coletânea buscam problematizar o desenvolvimento das ações educativas ambientais. Os textos que compõem a obra expressam o objetivo de discutir e propor ações que contribuam para a qualificação do processo de Educação Ambiental como um ato em permanente movimento de (re)construção. Este livro tem como propósito refletir sobre a formação do pesquisador, considerando as concepções de natureza e sociedade e de como a ciência influencia o processo de formação e da prática docente.
Nesta coletânea, reunimos os textos resultantes das apresentações orais realizadas nas conferências e nas mesas redondas do I Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas, que constituiu um espaço de construção, difusão e intercâmbio de saberes produzidos na área de humanidades e Letras. O título da coletânea indica tanto a exigência de reflexão teórica em pesquisas interdisciplinares quanto o debate sobre as fronteiras entre saberes (científicos e não científicos, eruditos e não eruditos, disciplinares ou não, locais ou não). A organização expressa essa característica interdisciplinar, de modo que, dos dez capítulos, cinco são resultados de pesquisa da área dos estudos literários, e o restante apresenta objetos e tematizações que dialogam com as áreas da educação, ensino e mídia. O Congresso foi resultado da colaboração e coordenação conjunta do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e
Os diversos estudos apresentados neste livro resultam do esforço de professores do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Unioeste – campus de Foz do Iguaçu. Ainda que possam causar a impressão de estudos independentes, observa-se que os diferentes temas conversam entre si ao convergirem para tópicos que, de algum modo, envolvem o homem, a terra, a cultura e a identidade, em suas diversas configurações históricas, políticas, sociais e tecnológicas. A abordagem interdisciplinar construída pelos autores pretende constituir novas articulações entre os temas.
Esta obra consubstancia-se, no circuito do debate acadêmico nacional, como uma iniciativa de retomada da obra do neurocientista alemão Kurt Goldstein (1878-1925). Goldstein é um pesquisador que rediscute, radicalmente, o estatuto clássico das ciências biológicas, reconfigurando a natureza dos estudos clínicos à luz da patologia humana e, com isso, elaborando uma nova noção de organismo mediante uma compreensão dialética com o mundo. Esta obra congrega estudos de pesquisadores oriundos de diversas instituições, comunhão de interesse que atesta, num raio de abrangência multi e interdisciplinar, a vitalidade de fortunas clínicas de Goldstein naquilo que lhe permite lançar luz aos grandes temas contemporâneos, guardando sua atualidade ímpar.
Os textos presentes neste livro encontram sua unidade na categoria que pode ser definida como protogênese da existência humana: o trabalho. Os conteúdos traçam uma linha condutora que percorre todos os capítulos: a relação intrínseca entre capital/trabalho relacionando às dimensões do universal com o particular. Esse encontro fundante, presente nas raízes da existência do modo de produção capitalista, faz com que as relações — que os homens realizam cotidianamente nas esferas da produção e da reprodução econômica, social, política e cultural — estejam presentes e vivas em nosso espaço, aqui entendido como o regional.
Para enfrentar o desafio de conformar a conservação do meio ambiente com o crescimento econômico, o homem está firmando o pacto mais importante que já assumiu com a natureza: o compromisso do Desenvolvimento Sustentável. Cabe à sociedade fiscalizar o cumprimento desse pacto. porém, cabe às empresas viabilizá-lo.