Esta coletânea é um conjunto de pesquisas na área de energia. Apresenta-se como mais uma oportunidade para refletir, discutir e propor ideias e marcos legais para o desenvolvimento da matriz energética brasileira. Isso porque a qualidade de vida de todos nós, dispondo de energia em quantidade e com qualidade adequadas, sem comprometer o meio ambiente em que vivemos, depende fundamentalmente de um grande número de pessoas devidamente informadas sobre as questões energéticas nacionais.
Nesta coletânea, ampliam-se as discussões apresentadas no Volume I, com destaque para fontes renováveis específicas, como a energia solar fotovoltaica e a energia do hidrogênio, bem como o aproveitamento da energia da biomassa nos mais diversos aspectos.
“Fontes Renováveis 3 – Agroenergia” foi elaborado com a finalidade de ampliar a produção científica do Programa na área de agroenergia no que tange as principais fontes renováveis de energia, que são objetos de estudos, revisões e atualizações dos docentes e discentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura.
O público-alvo deste manual são estudantes de graduação e pós-graduação de cursos que enfocam a análise da microbiotado solo, nas áreas de Ciências Biológicas, Biodiversidade, Ecologia, Agronomia, Microbiologia, Bioquímica do Solo e Biotecnologia.
A obra enfatiza a utilização dos SIG, que, entre inúmeras aplicações, podem também contribuir com ferramentas para Gestão dos Recursos Hídricos. Não basta que saibamos a qualidade/quantidade de água: é necessária também a identificação (mediante atributos com localização geográfica) das fontes de poluição difusa/pontual e o reconhecimento da forma como tem se dado o uso e a ocupação do solo. Nesse sentido, a proposta da utilização dos SIG vem ao encontro desta necessidade. O objetivo é oferecer alguns temas relacionados à Gestão dos Recursos Hídricos, com vista a permitir a compreensão dos conhecimentos acerca dos SIG aqui utilizados como ferramentas para auxiliar a definição de estratégias de gestão de microbacias, mediante a demonstração de algumas técnicas, na forma de estudo de caso. A obra se organiza em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentam-se as geotecnologias que podem ser aplicadas no âmbito das agroindústrias. O segundo capítulo explora a gestão