A obra é uma proposta de publicação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso – GEPADI, da linha de pesquisa “Interdiscurso: Práticas Culturais e Ideológicas”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado e Doutorado, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Unioeste. O objetivo é trazer ao público pesquisas realizadas em diferentes linhas da Análise do Discurso, com abordagem em correntes francesas (Pêcheux, Foucault e Maingueneau), na vertente inglesa (Fairclough e van Dijk) e no viés discursivo do filósofo russo Mikhail Bakhtin.
Este livro reúne resultados de estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras sobre a argumentatividade instaurada no texto. São pesquisas que se voltam à investigação dos elementos que, nas instâncias macro e microtextuais, instauram processos argumentativos, delimitam posicionamentos, orientam sentidos e evidenciam roteiros de leitura manipulados pelo produtor do texto. A obra tem por objetivo, portanto, divulgar estudos que possam ser de grande contribuição para uma articulação acadêmica entre pesquisa e ensino. Entende-se que pensar o texto e sua estrutura argumentativa, conhecer processos retóricos e as formas de convencimento de seu destinatário não deve dizer respeito apenas a pesquisadores da área da Linguística; trata-se de um conhecimento de interesse a qualquer leitor que não se pretenda alienado.
O valor deste volume vai além do que indica o seu título: não é apenas uma “Colheita”, nem um “Diálogo entre pesquisas”; é também um livro para pensadores sobre educação, linguagem, sociedade e suas interfaces e, mais do que isso, é um livro de superação: uma obra cuidadosamente produzida por Sávio Siqueira e por Lucielen Porfirio, participante, como os demais autores, do Doutorado Interinstitucional (Dinter) Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), fruto, portanto, de diversos anos de trabalho, uma compilação aprimorada do material por eles utilizado em suas teses.
O livro vem enriquecer o amplo repertório de obras sobre tradução que nos últimos anos tem sido publicado dentro e fora do Brasil. Pode-se dizer que é a partir do binômio experiência/reflexão que o livro vai se construindo. A experiência desse laboratório de tradução, que trabalha com três tipos de textos (narrativo, argumentativo e dialogado), conduz os tradutores/pesquisadores a refletir sobre a sua própria prática, suas escolhas, seus desafios, suas peculiaridades, enfim, sobre a sua tradução.
Esta obra tem como foco o discurso político, especificamente, a produção de estratégias discursivas no discurso político-eleitoral. Entendendo que o campo político é o espaço de lutas em que os agentes políticos buscam a credibilidade e a legitimidade institucional para o exercício do poder político, o autor, ao longo de suas análises, procura demostrar como a competência prática e o capital político influenciam a produção das estratégias discursivas. Detendo o foco da análise sobre os discursos políticos-eleitorais produzidos pelos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010, o autor demostra como a competência prática dos candidatos e o capital político de que eles dispunham no momento do lançamento de suas respectivas candidaturas interferiram na construção de seus enunciados discursivos.
Esta obra é uma coletânea de textos que nasce de um Grupo de Pesquisa - Grupo Teoria do Discurso (GTDIS/CNPq), que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras, e é resultado do III Simpósio Grupo de Teoria do Discurso: Discurso, Resistência e.... A obra aborda conceitos de dois campos teóricos: a Análise do Discurso e a Psicanálise (Lacan). Os capítulos apresentam estudo do discurso em sua relação com outros temas e conceitos, como sujeito, insciente e real, tendo como palavra-chave a "resistência", que é marca da subjetividade inscrita na língua.
O livro representa contribuição sobre os estudos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras), tema ainda pouco debatido no Brasil. Trata-se de enfocar a interface da Língua Portuguesa com a Língua Brasileira de Sinais, esta reconhecida como meio legal de comunicação e expressão (Lei n. 10.436, 24/04/2002: Art.1º, Parágrafo Único), o que dinamizou debates sobre a condução do ensino tanto na Educação Básica quanto no espectro da Universidade.
A publicação da obra conta com a parceria da Edunioeste e Eduel. Cada capítulo representa avanços significativos emtermos de visibilidade de pesquisas com objetivos decorrentes do estudo do social demarcado no espaço geográfico, no humano, no recorte cultural, no filtro humano. O livro reforça o significativo papel do pesquisador Michel Contini e as inspirações e encaminhamentos que suas pesquisas proporcionam no cotidiano de outros tantos estudiosos envolvidos com o desvendamento do social no linguístico e no extralinguístico.
A obra O conhecimento de mundos desconhecidos: palavras e coisas do português na literatura dos viajantes italianos organizados em dois volumes, registra os empréstimos da língua portuguesa na literatura treze viajantes dos séculos XVI e XVII que estiveram em colônias e cidades existentes nas possessões ultramarinas de Portugal. Esses empréstimos se caracterizam por serem ocasionais (ou casual, na denominação de Klajn), utilizados pelos viajantes para descrever elementos da nova realidade com a qual se deparavam: geografia, fauna e flora, cultura, comércio, náutica e outros aspectos dessa realidade tão exótica e desconhecida aos viajantes.
O Paraná, assim como outras regiões brasileiras, também tem suas tradições. Entre elas, está o fandango caiçara. É uma das manifestações culturais mais características do estado. Circunscrita ao litoral da região, praticada pelas comunidades que ali vivem, tem como principais localidades envolvidas as cidades de Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba. O fandango está presente nas festas das comunidades caiçaras: envolve dança e música. Na dança, há marcas específicas, denominadas anu, queromana, entre outras. Na música, há a composição da letra, bem como da harmonia e da melodia. Até mesmo alguns instrumentos musicais são produzidos pelos próprios caiçaras. Os esforços das comunidades caiçaras para tentar manter vivas essas tradições são muitos. As associações locais realizam as festas regularmente, seja para as comunidades, seja como eventos turísticos, o que, além de valorizar a manifestação, acaba movimentando a economia local. No
Esta obra tem o objetivo de conjugar pesquisas desenvolvidas sobre o léxico, apresentando investigações voltadas para questões do funcionamento, quer pautadas em reflexões sobre procedimentos teóricos, quer estabelecidas no âmbito sociolinguístico ou da Linguística Histórica, entre outras áreas do conhecimento linguístico. Os estudos retratados procuram abordar o léxico considerando suas interfaces com várias disciplinas e com diversos níveis de linguagem, sem esquecer a macroperspectiva do texto, no intuito de tentar compreender o sistema que regula o funcionamento das línguas e buscar respostas que possam lançar alguma luz aos fenômenos verificados.