e-Books

(EBOOK) Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste: análises e avaliação – (per)cursos em diálogo

(EBOOK) Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste: análises e avaliação – (per)cursos em diálogo

Esta obra deriva da formalização do relatório do processo de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), referente ao quadriênio 2016-2020, cujos resultados foram obtidos mediante aplicação de questionários no ano de 2020, ano marcado por uma crise em razão da pandemia de Covid-19, o que não pode deixar de ser destacado. De qualquer modo, a necessidade do processo de autoavaliação se impunha e, com a colaboração de docentes e discentes ingressantes, em curso e egressos, foi-nos possível apresentar as análises que compõem os capítulos desta obra. Cumpre destacar que a construção do processo de Autoavaliação do PPGL segue as recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (MEC, 2019a, 2019b, 2020) e alinha-se à política de Avaliação Institucional da Unioeste (UNIOESTE, 2018, 2019, 2020).

GRÁTIS

(EBOOK) Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras

(EBOOK) Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras

Este livro nasceu de uma reação aos primeiros relâmpagos da pandemia. Em março, quando as populações do mundo inteiro foram obrigadas a atender às recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, sabíamos que os profissionais da educação estariam entre os mais radicalmente implicados nos seus desdobramentos.  Por um lado, o contato com os alunos tornava o ambiente das salas de aula espaços potenciais de multiplicação e de transmissão do vírus, impondo um corte abrupto nas atividades acadêmicas. Por outro lado, o ensino remoto, tomado em muitos casos como a redenção da educação, expôs os problemas latentes da sociedade brasileira, desigual e excludente. Imersos nessa realidade, tomamos a decisão de pensar o devir, não apenas na perspectiva dos impactos da pandemia e da produção de um discurso interpretativo de seus danos, mas

GRÁTIS

(EBOOK) Grupo PET-Agronomia/Unioeste: 10 Anos de História e Ação

(EBOOK) Grupo PET-Agronomia/Unioeste: 10 Anos de História e Ação

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é conhecido como grupo PET AGRONOMIA/Unioeste! O Programa foi criado em 2010, com o objetivo central de gerar um ambiente de construção de conhecimentos, com aperfeiçoamento de recursos humanos e envolvendo diretamente acadêmicos e professores do curso de Agronomia em ações de caráter interdisciplinar, relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. Sua história está apresentada nesta obra, elaborada de forma conjunta com seus atores, em comemoração ao seu decênio, marco importante para esse projeto, pois programas desse porte são de grande valor e indispensáveis para garantir a soberania de um ensino superior de qualidade no Brasil. do grupo de professores empolgadíssimos que resolveram trazer esse projeto para nós, leia o capítulo 2. Para saber mais sobre os nossos eventos e as atividades realizadas nessa década de existência, vá ao capítulo 3. E se for curioso para

GRÁTIS

(EBOOK) INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PROTAGONISMO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

(EBOOK) INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PROTAGONISMO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

    O livro Interiorização do Ensino Superior: protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional representa ações efetivas das universidades estaduais e municipais de todo o Brasil. Neste segundo volume, sob a organização dos Professores Elenita Conegero Pastor Manchope (Unioeste), Andréa de Araújo (Uema), Dayse Lago de Miranda (Uneb), Fabiano GonçalvesCosta (Uenp), Gladis Massini Cagliari (Unesp), Nara Lúcia Perondi Fortes (Unitau), Paulo Sérgio Wolff (Unioeste), Soraia Cristina Tonon da Luz (Udesc) e Vera Maquêa (Unemat), a qualidade do ensino é o foco de atenção, na perspectiva do compromisso com políticas defendidas e apoiadas pela Câmara de Graduação da Abruem, de forma compartilhada, conjunta, justamente porque é decorrente da concepção de Educação Superior inclusiva, inovadora e democrática.

GRÁTIS

(EBOOK) O Território do Iguaçu no contexto da “Marcha para Oeste” (2ª edição revisada e ampliada)

(EBOOK) O Território do Iguaçu no contexto da “Marcha para Oeste” (2ª edição revisada e ampliada)

Este livro é resultado de uma pesquisa realizada para fins de dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em História, da Universidade Federal Fluminense-UFF, sob o título O Território Federal do Iguaçu no contexto da nacionalização de fronteiras e da Marcha para Oeste do Governo Vargas. O estudo tem como objetivo identificar as razões que concorreram para a criação do Território Federal do Iguaçu, analisar as suas principais características e resultados, bem como os fatores determinantes de sua extinção. O Território Federal do Iguaçu foi criado em 1943, abrangendo áreas do Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, região que já fora objeto de conflitos de divisas com a Argentina – A “Questão de Palmas” – e de problemas de limites internos entre os Estados do Paraná e de Santa Catarina – a “Questão do Contestado”. A criação do TFI se insere no grande projeto de ocupação e nacionalização de fronteiras e da campanha denominada “Marcha para O

GRÁTIS

Exibindo de 1 a 6 do total de 6 (1 páginas)