Esta obra deriva da formalização do relatório do processo de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), referente ao quadriênio 2016-2020, cujos resultados foram obtidos mediante aplicação de questionários no ano de 2020, ano marcado por uma crise em razão da pandemia de Covid-19, o que não pode deixar de ser destacado. De qualquer modo, a necessidade do processo de autoavaliação se impunha e, com a colaboração de docentes e discentes ingressantes, em curso e egressos, foi-nos possível apresentar as análises que compõem os capítulos desta obra. Cumpre destacar que a construção do processo de Autoavaliação do PPGL segue as recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (MEC, 2019a, 2019b, 2020) e alinha-se à política de Avaliação Institucional da Unioeste (UNIOESTE, 2018, 2019, 2020).
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é conhecido como grupo PET AGRONOMIA/Unioeste! O Programa foi criado em 2010, com o objetivo central de gerar um ambiente de construção de conhecimentos, com aperfeiçoamento de recursos humanos e envolvendo diretamente acadêmicos e professores do curso de Agronomia em ações de caráter interdisciplinar, relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. Sua história está apresentada nesta obra, elaborada de forma conjunta com seus atores, em comemoração ao seu decênio, marco importante para esse projeto, pois programas desse porte são de grande valor e indispensáveis para garantir a soberania de um ensino superior de qualidade no Brasil. do grupo de professores empolgadíssimos que resolveram trazer esse projeto para nós, leia o capítulo 2. Para saber mais sobre os nossos eventos e as atividades realizadas nessa década de existência, vá ao capítulo 3. E se for curioso para
O livro Interiorização do Ensino Superior: protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional representa ações efetivas das universidades estaduais e municipais de todo o Brasil. Neste segundo volume, sob a organização dos Professores Elenita Conegero Pastor Manchope (Unioeste), Andréa de Araújo (Uema), Dayse Lago de Miranda (Uneb), Fabiano GonçalvesCosta (Uenp), Gladis Massini Cagliari (Unesp), Nara Lúcia Perondi Fortes (Unitau), Paulo Sérgio Wolff (Unioeste), Soraia Cristina Tonon da Luz (Udesc) e Vera Maquêa (Unemat), a qualidade do ensino é o foco de atenção, na perspectiva do compromisso com políticas defendidas e apoiadas pela Câmara de Graduação da Abruem, de forma compartilhada, conjunta, justamente porque é decorrente da concepção de Educação Superior inclusiva, inovadora e democrática.
Este
livro é resultado de uma pesquisa realizada para fins de dissertação
apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em História, da Universidade
Federal Fluminense-UFF, sob o título O Território
Federal do Iguaçu no contexto da nacionalização de fronteiras e da Marcha para
Oeste do Governo Vargas. O estudo tem como objetivo identificar as razões
que concorreram para a criação do Território Federal do Iguaçu, analisar as
suas principais características e resultados, bem como os fatores determinantes
de sua extinção. O Território Federal do Iguaçu foi criado em 1943, abrangendo
áreas do Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, região que já
fora objeto de conflitos de divisas com a Argentina – A “Questão de Palmas” – e
de problemas de limites internos entre os Estados do Paraná e de Santa Catarina
– a “Questão do Contestado”. A criação do TFI se insere no grande projeto de
ocupação e nacionalização de fronteiras e da campanha denominada “Marcha para
O
Os trabalhos de Vigotski publicados neste livro constituem a base teórica essencial do desenvolvimento da pedagogia especial científica. Vigotski, a partir de uma sistematização ampla e profunda dos trabalhos de autores como Stern, Adler, Pavlov, Bejterev, Werner, Biriliev, Troshin e outros muitos, conseguiu reunir o mais positivo e progressista de tudo o que se escreveu no princípio deste século acerca de crianças com deficiência e sua educação. Do mesmo modo, elaborou uma orientação psicológica do processo de educação dessas crianças que, em nossos dias e, sem dúvida, no futuro, manterá sua vigência.
Os trabalhos de Vigotski publicados neste livro constituem a base
teórica essencial do desenvolvimento da pedagogia especial científica.
Vigotski, a partir de uma sistematização ampla e profunda dos trabalhos
de autores como Stern, Adler, Pavlov, Bejterev, Werner, Biriliev,
Troshin e outros muitos, conseguiu reunir o mais positivo e progressista
de tudo o que se escreveu no princípio deste século acerca de crianças
com deficiência e sua educação. Do mesmo modo, elaborou uma orientação
psicológica do processo de educação dessas crianças que, em nossos dias
e, sem dúvida, no futuro, manterá sua vigência.
Genocídio,
preconceito racial e afrodescendência são temas recorrentes nesta obra. A
literatura, como forma de expressão artística por meio da escrita, tem se
ocupado, e se ocupará, desses assuntos desde o descobrimento. O africano em diáspora
fora escravizado e sofrera todas as mazelas decorrentes de um regime
escravocrata. Entretanto, a Lei Áurea acabou com a escravidão, mas não com o
preconceito racial, pois é digno de nota que, mesmo depois de tanto tempo
decorrido, diariamente, cenas grotescas, proporcionadas por pessoas do mesmo
predicado, vêm a público nos diversos meios de comunicação de massa.
Tal
fato denota, obviamente, que não existe igualdade no Brasil, a democracia
racial é uma grande mentira que serviu, e tem servido, para mitigar aqueles
nascidos em outra casta.