Educação

"O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim": as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira

"O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim": as propostas do apostolado positivista para a educação brasileira

    Nesta obra, procura-se mostrar que o Apostolado Positivista teve um projeto específico de sociedade e, nela, um projeto de educação que expressava uma perspectiva burguesa de sociedade, tendo um importante efeito na constituição do ideário educacional brasileiro e influenciando a vida social e política do Brasil-República. 

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A alfabetização e tempos de alfabetizadora

A alfabetização e tempos de alfabetizadora

    Esta obra é resultado de uma pesquisa etnográfica que propõe um mergulho no cotidiano de uma escola pública da cidade de Cascavel, no estado do Paraná. A autora busca conhecer as práticas de ensino em uma sala de alfabetização, aproximar-se dos sujeitos da escola, imergir nos funcionamentos próprios dos movimentos e dos ritmos plurais que constituem tais práticas. Na parceria tecida com a professora alfabetizadora por quase dois anos, a autora dá visibilidade às sutilezas do movimento do trabalho pedagógico. O estudo apresentado objetiva trazer contribuições para o campo da pesquisa em educação que se volta ao ensino, à alfabetização, à leitura, à escrita e à relação tempo-prática escolar.

R$8,00 R$34,00

As políticas educacionais no Paraná de 2003 a 2010 nas vozes de professores de Matemática

As políticas educacionais no Paraná de 2003 a 2010 nas vozes de professores de Matemática

    Esta obra propõe uma análise das políticas públicas educacionais do período 2003-2010 no Paraná, a partir das vozes de professores de Matemática que atuam na cidade de Foz do Iguaçu/PR. As autoras procuram compreender como esses professores estão situados na organização escolar, quais são suas concepções teóricas que guiam suas práticas, como vivenciam seu desenvolvimento profissional e como agem no universo da sala de aula.

R$5,00 R$22,00

Diferentes modos de narrar os sujeitos da educação especial a partir de...

Diferentes modos de narrar os sujeitos da educação especial a partir de...

    Esta obra discute os sujeitos da educação especial a partir de diferentes lugares e de diferentes perspectivas epistemológicas. Trata-se de uma coletânea de textos de autores renomados que abordam a escolarização da pessoa com deficiência na contemporaneidade, expondo um outro olhar mediante a complexidade dos elementos que compõem a área da educação especial/educação inclusiva.

R$6,00 R$27,00

Educação do Campo no Estado do Paraná: um Registro das Lutas, Conquistas e Desafios (1998-2012)

Educação do Campo no Estado do Paraná: um Registro das Lutas, Conquistas e Desafios (1998-2012)

    O livro Educação do Campo no Estado do Paraná: um Registro das Lutas, Conquistas e Desafios (1998-2012) retrata uma história produzida em meio às lutas, contradições e conquistas que se situam no espaço da materialidade de origem da Educação do Campo. Ele sintetiza o desafio de construir, no Estado do Paraná, uma educação vinculada às necessidades, às demandas, ao saber social das populações camponesas, ao reconhecimento de um direito inalienável negado historicamente e à afirmação de um projeto de economia camponesa e de transformação social.    Como sujeito histórico que participou desde a origem, destaco alguns elementos que foram fundantes na construção desta caminhada, e que se situam num contexto mais amplo da história de luta do campesinato brasileiro, o que revela a história das distintas modulações que o capitalismo produziu no campo.

R$10,00 R$42,00

Educação do campo: um movimento popular de base política e pedagógica

Educação do campo: um movimento popular de base política e pedagógica

    O movimento analisado nesta obra assenta-se sobre uma base político-pedagógica integrada a um projeto popular de sociedade. O livro pretende analisar como esse processo atingiu “conteúdos” e “formas” a partir das significativas reivindicações dos movimentos sociais. A luta popular pela Educação no Campo constitui, portanto, um importante tema de definição orgânica e singular para a educação e para a escola na sociedade brasileira, o que se justifica pela necessidade de construção de propostas para uma educação plena.

R$8,00 R$35,00

Estado, políticas e processos formativos

Estado, políticas e processos formativos

    Esta obra se organiza em duas partes. Na primeira parte, intitulada Estado e Políticas Educacionais, são discutidos temas como a crise da escola pública brasileira, a formação do professor, a política de avaliação educacional para atender às prescrições do Banco Mundial, as políticas de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior, entre outros assuntos importantes. Na segunda parte, intitulada Estado e processos formativos, abordam-se aspectos pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem, tais como o letramento escolar, o uso da linguagem do cinema e da música e suas interfaces com a educação, a orientação sexual no currículo escolar, entre outros temas relevantes.

R$9,00 R$38,00

Estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências: reflexões e práticas

Estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências: reflexões e práticas

    Este é o segundo livro da Coleção Ensino de Ciências e resulta da experiência dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo primordial fornecer subsídios para a reflexão sobre o conhecimento biológico e os processos de ensino e aprendizagem. A coletânea apresenta alguns apontamentos para as interrogações comuns no que tange ao ensino de Ciências, como os objetivos, os conteúdos, as estratégias de ensino e o papel do professor nesse processo. Essas questões são inerentes à concepção sobre o conhecimento e sua forma de produção e apreensão, as quais se configuram como elementos básicos na relação entre o ensinar e o aprender.

R$3,00 R$13,00

Formação continuada em ação: da base teórica ao domínio tecnológico

Formação continuada em ação: da base teórica ao domínio tecnológico

    A obra organiza importantes reflexões em torno do tema “Formação continuada de professores”, com o objetivo de socializar diferentes ações empreendidas para garantir maior qualidade ao ensino por meio do investimento no professor. Além de abarcar estudos sobre a noção de linguagem, cultura e identidade, que se ampliam a uma ampla gama de fenômenos sociais de língua nacional e estrangeiras, e de fenômenos de usos linguísticos de línguas em contato, os autores preocupam-se com questões relacionadas ao ensino de língua portuguesa e de línguas estrangeiras, com o objetivo de refletir sobre questões mais amplas em torno da oralidade, da leitura, da análise linguística e da produção (oral e escrita) de textos.

R$12,00 R$48,00

Interfaces entre avaliação, aprendizagem e ensino

Interfaces entre avaliação, aprendizagem e ensino

    Este é o terceiro livro da Coleção Ensino de Ciências e resulta da experiência dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo primordial fornecer subsídios para a reflexão sobre o conhecimento biológico e os processos de ensino e aprendizagem. A obra está dividida em duas partes: na primeira parte, apresentam-se reflexões sobre subsídios teóricos e apontamentos para a avaliação educacional; na segunda parte, o enfoque dos capítulos volta-se para as interfaces da prática avaliativa na educação básica e no ensino superior.

R$8,00 R$35,00

Jogos, vivências e tecnologias no ensino

Jogos, vivências e tecnologias no ensino

O processo de ensino-aprendizagem é uma relação ativa entre os atores desse empreendimento. Não basta conhecimento, experiência e didática por parte do educador; é necessário, também, motivação por parte do educando, e é importante que o conteúdo tenha sentido e seja compatível com suas habilidades. Com o intuito de auxiliar o professor a trabalhar de modos alternativos e dinâmicos, elaboramos esta coletânea. A proposta da obra foi inspirada na modalidade utilizada pela revista Genética na Escola, não com um enfoque na fundamentação teórica da atividade, mas objetivando “[...] difundir experiências educativas [...], sejam elas práticas inovadoras ou enfoques metodológicos, [...] e divulgar materiais destinados ao trabalho em sala de aula”1, conforme apresentado no escopo da revista. Desse modo, o embasamento teórico que justifica o uso de atividades educacionais alternativas é brevemente abordado apenas no primeiro capítulo, e os demais capítulos abordam diretamente a descrição das ati

R$18,00 R$75,00

Mudanças no capitalismo contemporâneo e estado: as questões educacionais

Mudanças no capitalismo contemporâneo e estado: as questões educacionais

    As análises presentes nos capítulos desta coletânea abordam aspectos das mudanças constantes que garantem a lógica das relações capitalistas que provocam a reestruturação das formas de produzir como parte do robusto desenvolvimento das forças produtivas. Nas últimas décadas, essas mudanças permitiram ao globo terrestre se entender mais uno e mais múltiplo, e as aproximações globalizantes do capital passam a evidenciar as particularidades da heterogênea distribuição do desenvolvimento humano no planeta.

R$6,00 R$26,00

Política pública: interface entre trabalho e gestão escolar

Política pública: interface entre trabalho e gestão escolar

    A obra Política pública: interface entre trabalho e gestão escolar aborda a questão da política pública como uma forma que o Estado tem de criar mecanismos para organizar e gerir a escola pública, de acordo com determinado padrão organizacional, implementando políticas sociais/educacionais que venham ao encontro dos interesses do próprio Estado capitalista e, por conseguinte, venham naturalizar e consolidar esse padrão. Nessa direção, esta obra apresenta a interface com o trabalho no âmbito da organização curricular, da própria gestão e da política educacional para o ensino superior, tendo em vista a formação de sujeitos voltada para a sustentação do capitalismo, como forma de melhor explorá-los, distanciando-se de uma formação na perspectiva do homem omnilateral.

R$8,00 R$33,00

Políticas educacionais do estado do Paraná na década de 1980 e a Pedagogia Histórico-Crítica

Políticas educacionais do estado do Paraná na década de 1980 e a Pedagogia Histórico-Crítica

    A pesquisa retratada nesta obra se pautou em entrevistas e na análise documental e bibliográfica para apontar elementos da complexa e particular relação entre uma pedagogia crítica e um governo de estado. No que diz respeito às políticas educacionais, a análise da chamada “década perdida” possibilitou compreender o processo gradual de explicitação dos princípios pedagógicos nos documentos norteadores da política educacional do Paraná. A pesquisa evidencia que esses princípios foram se constituindo como uma versão institucional e, ao mesmo tempo, serviram para a contínua elaboração e implantação dessa concepção pedagógica.

R$4,00 R$17,00

Políticas públicas de avaliação para a educação superior no Brasil autonomia e produção do conhecimento

Políticas públicas de avaliação para a educação superior no Brasil autonomia e produção do conhecimento

    Políticas públicas de avaliação para a educação superior no Brasil: autonomia e produção do conhecimento é uma obra que se constitui a partir da desafiadora vivência como pesquisadora e docente da educação superior, o que culminou na pesquisa realizada na tese de doutorado, hoje ampliada e materializada nesta obra que expressa a intenção de subsidiar o debate, não somente sobre a universidade, mas também sobre a estrutura social da qual ela é parte. 

R$9,00 R$38,00

Reflexões sobre a formação de professores no ensino de Ciências (Coleção Ensino de Ciências – número 1)

Reflexões sobre a formação de professores no ensino de Ciências (Coleção Ensino de Ciências – número 1)

    Este é o primeiro livro da Coleção Ensino de Ciências e resulta da experiência dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo primordial fornecer subsídios para a reflexão sobre o conhecimento biológico e os processos de ensino e aprendizagem. Os pesquisadores organizam a coletânea numa perspectiva interdisciplinar com a intenção de ampliar a discussão sobre o Ensino de Ciências. A escolha do tema está amparada nas relações estabelecidas entre os saberes dos professores, que orientam suas práticas pedagógicas, e o estabelecimento do vínculo entre conhecimentos específicos das ciências naturais e conhecimentos pedagógicos.

R$6,00 R$24,00

Regionalismos e inter-regionalismos na educação superior: projetos, propostas e influências entre a América Latina e a Europa

Regionalismos e inter-regionalismos na educação superior: projetos, propostas e influências entre a América Latina e a Europa

    Regionalismos e inter-regionalismos na educação superior: projetos, propostas e influências entre a América Latina e a Europa, organizado por Gladys Beatriz Barreyro e Gabriella de Camargo Hizume, reúne seis capítulos e nove autores de países distintos (Argentina, Austrália, Brasil e Reino Unido) que se dedicam a analisar, no domínio das políticas de educação superior, elaborações teóricas sobre regionalismos e acerca de projetos ou políticas em escala regional (Mercosul) ou inter-regional (América Latina e União Europeia), privilegiando sua interface com a escala nacional.

R$9,00 R$37,00

Sentidos e desafios da avaliação educacional

Sentidos e desafios da avaliação educacional

    O livro surge da necessidade de refletir sobre a Avaliação, tema que se articula às angústias e desafios sempre presentes no campo educacional. A obra problematiza questões como: O que significa avaliar? Quais práticas avaliativas fazem sentido na educação contemporânea, se desejamos efetivamente estimular o aluno a aprender? Quais são as implicações dessas práticas para o desenvolvimento do aluno? Cada capítulo nos lembra da urgência de esclarecer nossa visão de mundo e de nos situarmos na floresta de tensões corrigindo a própria ação educativa.

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